dezembro 21, 2008

um bocadinho de humanidade

"De um ponto de vista antropológico, Portugal é um país onde as pessoas são suaves e pacatas. O meu país [Itália] tornou-se, nos últimos anos, quase histérico, muito agressivo. Incomoda-me enormemente ver aquela agitação. Para quê? O povo italiano foi sempre naturalmente elegante. Mesmo quando era misérrimo, tinha uma elegância que lhe vinha... não sei... da pintura. Agora transformou-se na elegância dos estilistas. Qualquer bicho careta sem o vestido/o fato [terno] Armani não sai à rua. Pensar que um povo com uma alma tão grande como o italiano acha hoje que os valores da vida são comer, defecar, ver televisão, andar na rua, ter dinheiro... Talvez se trate de um vento que está a soprar sobre todos nós. Há muito pouco a fazer, para além de o constatar. Procurando [valorizar] aquela humanidade que ficou ainda na Humanidade. (...) A certa altura, dá vontade de gritar: 'Dêem-me um bocadinho de humanidade, por favor. Alguém que me faça um sorriso, que me dê um abraço, que me diga:'Olá, estás bom? Queres um bocadinho de pão com chouriço?' (...) O problema não é de mera gestão política. É, realmente, neste momento, um problema antropológico."

(palavras de Antonio Tabucchi para o jornal O Público, Abril 06)

Nenhum comentário:

Postar um comentário